ARTIGO - A influência da Língua Portuguesa para interpretar e compreender enunciados matemáticos

INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber. São Paulo – SP ISSN: 2675-9128. São Paulo, ano II, v.2, ed. 1, 2022.

 
RCMOS 279
.pdf
Download PDF • 258KB

A influência da Língua Portuguesa para interpretar e compreender enunciados matemáticos

The influence of the Portuguese language to interpret and understand mathematical utterances.

SILVA, Angela Aparecida Zampiva da[1]

Mendes, Ivanise Nazaré[2]

Submetido em: 09/01/2022/

Aprovado em: 11/01/2022/

Publicado em: 14/01/2022[i]

v. 2, n. 1, jan-jun. 2022 / DOI: 10.51473/rcmos.v2i1.279


RESUMO

Este artigo aborda a influência da Língua Portuguesa na disciplina de Matemática, e tem como objetivo envolver conceitos de como a leitura e a interpretação fazem a diferença na compreensão dos enunciados das questões matemáticas no ensino fundamental. Na realidade, acredita-se que uma prática articulada do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática privilegia o sucesso dos alunos, uma vez que permite superar dificuldades relacionadas com a interpretação dos enunciados. Sendo assim, uma aprendizagem efetiva e significativa ocorre quando os alunos entendem o que leem, o que facilita a internalização de conceitos que envolvem a matemática, e compreendem que mesmo que sejam disciplinas opostas, elas se completam.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; matemática; compreensão; interpretação.


ABSTRACT

This research approaches the influence of the Portuguese language in the Mathematics discipline and involves concepts of how reading and interpretation make a difference in the understanding of mathematical questions in elementary school. In fact, it is believed that an articulated practice of teaching-learning both Portuguese language and Mathematics privileges the student’s success, since it allows overcoming difficulties related to the interpretation of the math problems statements. Thus, effective an effective and meaningful learning takes place when students understand what they read, which makes it easier to internalize the concepts that involve mathematics, and also helps in the understanding that even though they are opposing disciplines, they complement each other.

KEYWORDS: Portuguese language; Mathematics; understanding; interpretation.


[1] Mestre em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos, e-mail:angela_aajr@hotmail.com [2] Doutora de Ciências de Educação pela Univerisadad Tecnológica Intercontinental - UTIC, e mail: ivanisemendes@hotmail.com

Posts Relacionados

Ver tudo