ARTIGO: Ciência no âmbito da epistemologia

INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber. São Paulo – SP ISSN: 2675-9128. São Paulo, ano II, v.2, n. 1, jan-jun 2022.

297- epistem. rcmos
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CIÊNCIA NO ÂMBITO DA EPISTEMOLOGIA

SCIENCE IN THE FIELD OF EPISTEMOLOGY


Alberto Alves Teixeira[1]

Maria Edite Ferreira[2]

Submetido em: 16/05/2022

Aprovado em: 17/05/2022

Publicado em: 18/05/2022

v. 2, n. 1, jan-jun. 2022

DOI: 10.51473/rcmos.v2i1.297


Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o que significa fazer ciência no âmbito da epistemologia. Tem como pressupostos uma compreensão de metodologia como o conhecimento crítico dos caminhos do processo científico, que indaga e questiona acerca de seus limites e possibilidades. A pesquisa epistemológica implica e compõe a palavra que designa o conceito, para depois enfrentarmos as proposituras inevitáveis da epistemologia, que pode ser definida etimologicamente como discurso racional da ciência, e é definida como aquela que o busca filosoficamente o termo epistemologia para designar o sentido bem amplo de estudos gerais dos saberes, especulativos e científicos da ciência, teologia, filosofia, técnicas, histórias, organizações e funcionamentos. Para evitar a vaguidade e confusão conceitual privilegia a análise através do estudo das ações realizando um exame intensivo no processo histórico epistemológico. Neste contexto, reflete-se sobre os problemas envolvidos nesse tipo de pesquisa, e retoma-se procedimentos que culminou com o predomínio do enfoque epistemológico. Em conclusão, o artigo propõe que hoje o mais importante é produzir um conhecimento educacional que, além de útil, seja explicitamente uma concepção visando solidariedade, a conformidade e a criatividade em benefício com a ciência da educação.

Palavras-chave: Epistemologia. Ciência. Conhecimento


Abstract

This article presents reflections on what it means to do science within the scope of epistemology. It has as presuppositions an understanding of methodology as the critical knowledge of the paths of the scientific process, that questions and questions about its limits and possibilities. Epistemological research implies and composes the word that designates the concept, to then face the inevitable propositions of epistemology, which can be defined etymologically as rational discourse of science and is defined as that which philosophically seeks the term epistemology to designate sense well broad of general studies of the knowledge, speculative and scientific of the science, theology, philosophy, techniques, histories, organizations, and functions. To avoid vagueness and conceptual confusion it privileges analysis through the study of actions by performing an intensive examination in the epistemological historical process. In this context, it is reflected on the problems involved in this type of research, and it resumes procedures that culminated with the predominance of the epistemological approach. In conclusion, the article proposes that today the most important thing is to produce an educational knowledge that, besides being useful, is explicitly a conception aiming at solidarity, conformity, and creativity in benefit to the science of education.

Keywords: Epistemology. Science. Knowledge

[1] Formado em Pedagogia, História e Educação Física; Pós-graduado em Metodologia de Ensino, Psicopedagogia, Administração e Supervisão Escolar; Mestre em Ciências da Educação, Doutorando em Ciências da Educação. [2]Formada em Pedagogia – Licenciatura, Pós-graduada em Administração Escolar, Mestre em Ciências da Educação.

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