ARTIGO- Evasão escolar no ensino médio: possíveis causas e soluções

INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber. São Paulo – SP ISSN: 2675-9128. São Paulo, ano II, v.2, ed. 1, 2022.

 

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Evasão escolar no ensino médio: possíveis causas e soluções

School dropout in high school: possible causes and solutions


Maria Edite Ferreira

Submetido em: 09/01/2022

Aprovado em: 11/01/2022

Publicado em: 14/01/2022

DOI: 10.51473/rcmos.v2i1.277


RESUMO

A escolaridade apresenta diversos benefícios para o aluno e para a sociedade. Neste contexto este trabalho tem por objetivo identificar os possíveis fatores que levam à evasão escolar no ensino médio e as possíveis soluções apontados pela literatura. A evasão escolar no ensino médio é um tema complexo e multifatorial, sendo considerada uma situação crítica atualmente no Brasil, pois os índices de abandono escolar são alarmantes. Indivíduos com níveis elevados de escolaridade possuem maiores chances no mercado de trabalho, não apenas o nível escolar, mas também o nível de conhecimento de cada indivíduo, apresenta inúmeros benefícios para sua vida em sociedade. Dentre os fatores que levam o aluno a desistir dos estudos, podemos dividir em intrínsecos (dentro da escola) e extrínsecos (fora da escola). A situação socioeconômica e cultural do aluno juntamente com sua família são os principais determinantes extraescolares que influenciam o aluno a abandonar a escola. Dentre os fatores intraescolares, o desinteresse gerado no aluno pela metodologia da escola, é apontado como principal influenciador para desistência escolar. Portanto a principal solução apontada é a escola juntamente com a família e a comunidade buscar formas de manter o aluno motivado em seus estudos, mostrar-lhes a importância de se buscar o conhecimento. Conclui-se com essa pesquisa que a evasão escolar no ensino médio pode ser erradicada, desde que haja um trabalho em conjunto entre escola-família- comunidade.

Palavras-Chave: Abandono escolar. Estratégias Pedagógicas. Fatores Intrínsecos. Fatores Extrínsecos.


Abstract

Schooling has several benefits for the student and for society. In this context, this work aims to identify the possible factors that lead to high school dropout and the possible solutions pointed out in the literature. School dropout in high school is a complex and multifactorial theme, being considered a critical situation currently in Brazil, because the rates of school dropout are alarming. Individuals with high levels of education have higher chances in the labor market, not only the level of education, but also the level of knowledge of everyone, has numerous benefits for their life in society. Among the factors that lead the student to drop out of school, we can divide into intrinsic (within the school) and extrinsic (outside the school). The socioeconomic and cultural situation of the student together with his/her family are the main extra-school determinants that influence the student to drop out of school. Among the intraschool factors, the disinterest generated in the student by the school's methodology is pointed out as the main influencer for school dropout. Therefore, the main solution pointed out is for the school together with the family and the community to seek ways to keep the student motivated in their studies, to show them the importance of seeking knowledge. It is concluded with this research that school dropout in high school can be eradicated if there is a joint work between school-family-community.

Keywords: Dropping out of school. Pedagogical Strategies. Intrinsic Factors. Extrinsic factors.


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