ARTIGO - Giro linguístico da performance e fenomenologia em perspectiva

INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber. São Paulo – SP ISSN: 2675-9128. São Paulo, ano I, v.1, ed. 12, 2021.

 

271- SUBMISSAO ARTIGO
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Giro linguístico da performance e fenomenologia em perspectiva Linguistic performance turnover and phenomenology in perspective André Rosalem-Signorelli Submetido em: 19/01/2022 v. 2, n. 1, jan-jun. 2022 Aprovado em: 21/01/2022 / Publicado em: 01/02/2022 DOI: 10.51473/rcmos.v2i1.271

Resumo

Neste artigo, delineamos uma proposta de aproximação entre o giro linguístico da performance com o método de investigação científica ou paradigma epistemológico fenomenológico. De fato, lançamos uma hipótese substantiva calcada nas eventuais correlações entre os planos considerados na suso referida proposição de cunho epistemológico. Estas supostas correspondências poderão ser confirmadas ou infirmadas nas considerações finais deste trabalho. Investigamos as possíveis interfaces entre as esferas em estudo por meio do método analítico-descritivo baseado em revisão bibliográfica. A Imaginação Musical, representada pelo fenômeno do impulso criador do Processo Criativo (“poíesis”) consubstanciado na improvisação musical verificada no fazer musical ou fazer sonoro, é permeada pela esfera do Giro Linguístico da Performance de forma recíproca, colaborativa e mútua com o fito de promover a ação artístico-cultural em sua integralidade linguístico-comunicativa.

Palavras-chave: Fenomenologia. Giro linguístico da performance. Imaginação Musical. Processo Criativo (“poíesis”). Fazer musical.

Abstract

In this article, we outline a proposal to approach the linguistic turn of performance with the method of scientific investigation or phenomenological epistemological paradigm. In fact, we launch a substantive hypothesis based on possible correlations between the plans considered in the aforementioned proposition of an epistemological nature. These supposed correspondences may be confirmed or invalidated in the final considerations of this work. We investigate the possible interfaces between the spheres under study through the analytical-descriptive method based on a literature review. The Musical Imagination, represented by the phenomenon of the creative impulse of the Creative Process ("poíesis") embodied in the musical improvisation verified in music making or sound making, is permeated by the sphere of the Linguistic Turn of Performance in a reciprocal, collaborative, and mutual way with the aim of to promote artistic-cultural action in its linguistic-communicative integrality.

Keywords: Phenomenology. Linguistic turn of the performance. Musical Imagination. Creative Process (“poíesis”). Music making.

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