SAIBA MAIS SOBRE A REVISTA RCMOS

A Revista Científica Multidisciplinar o Saber – RCMOS é uma publicação da Editora Aluz Científica. Vincula-se a Faculdade Única do Grupo Prominas.

A Revista RCMOS adota publicação semestral, ou seja, com dois volumes anuais.

O sistema de submissão e publicação é de FLUXO CONTÍNUO, em prol do atendimento dos requisitos para indexação em grandes bases de dados. Consequentemente, isto nos dá aporte para cumprir outros requisitos da CAPES quanto a nossa classificação perante o Qualis.

Recebemos envios para publicação durante todo o ano, trazendo maior agilidade ao processo de divulgação dos resultados de pesquisas e análises sobre temas multidisciplinares. Publicamos produções científicas de todas as áreas.

Acesso Aberto

 

A Revista RCMOS oferece acesso aberto ao seu conteúdo, disponibilizando gratuitamente o saber científico.

 

Posso enviar meu escrito?

A submissão de escritos, pode ser realizada a qualquer momento. 

O sistema de submissão e publicação é de FLUXO CONTÍNUO, conforme requisitos para indexação em grandes bases de dados.

 

Qual o prazo para publicação?

Os artigos são publicados, tão logo eles tenham sido avaliados e aprovados pelos pareceristas, não sendo necessário esperar que o periódico lance uma edição para só então ter o artigo publicado. 

O regime de publicação é semestral, ou seja, com dois volumes anuais.

 

Quais são as áreas aceitas?

Recebemos envios para publicação durante todo o ano, trazendo maior agilidade ao processo de divulgação dos resultados de pesquisas e análises sobre temas multidisciplinares. Publicamos produções científicas de todas as áreas.

Somos um periódico multidisciplinar, aceitando produções científicas de várias áreas do conhecimento, tais como: Administração, Agronomia, Arquitetura, Arte, Biologia, Ciência da Computação, Ciência da Religião, Ciências Aeronáuticas, Ciências Sociais, Comunicação, Contabilidade, Educação, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Design, Engenharia  Química, Ética, Filosofia, Física, Gastronomia, Geografia, Gestão Financeira, História, Letras, Literatura, Marketing, Matemática, Meio Ambiente, Meteorologia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Religião,  Saúde, Sociologia, Teatro, Tecnologia, Teologia, Turismo, Veterinária e Zootecnia.

 

São aceitos artigos em outro idioma?

Escritos podem ser submetidos e publicados em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

 

Avaliação por Pares

Utilizamos o sistema de avaliação cega entre pares, com o objetivo de colaborar para divulgação da produção científica, acadêmica e profissional no domínio multidisciplinar.

A gestão editorial é realizada pela Editora Aluz.

 

Como enviar um artigo?

Realize a submissão eletrônica: Clique aqui

 

Reafirmamos nosso compromisso com a comunidade científica brasileira e internacional.

ISSN 2675-9128 - RCMOS | DOI 10.51473

 

Responsabilidade editorial
  • Editora: Aluz Científica.

  • Vínculo: Faculdade Única - Grupo Prominas

 

Expediente

Editora Responsável: Alinne Luz, Jornalista. UCA - Universidade Católica Paulista. Pós-graduação em Jornalismo - Instituto IBRA. São Paulo, SP. Brasil

Bibliotecária Responsável: Sueli Costa, CRB-8/5213. São Paulo, SP, Brasil.

Jornalista Responsável: Alinne Luz, São Paulo, SP. Brasil.

Apoio Técnico: Fernando Mancini, São Paulo, SP. Brasil.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • A Revista RCMOS se reserva no direito de indexar sua plataforma de artigos em sites que seus editores acharem convenientes para a proposta de divulgação da revista, bem como a comercialização e a publicidade do artigo, desde que o retorno, quando houver, seja compartilhado com o autor.

  • Caros autores, após a publicação do artigo na revista (24 horas, tempo limite para alteração), fica vetado a inclusão de coautores, conforme critérios da CAPES e dos nossos indexadores/diretórios.

  • Assumo total responsabilidade pelo aporte ideológico e referencial conferido ao presente trabalho, isentando a revista de todo e qualquer reflexo acerca do presente artigo / trabalho que submeto a publicar. Estou ciente de que poderei responder, civil e criminalmente em caso de plágio comprovado da produção ou qualquer tema que enseja questões ideológica / política.

  • Caso esteja publicando TCC, o mesmo só pode ser enviado para a revista, depois de aprovado pelos órgãos competentes da faculdade. E todos os autores envolvidos na confecção do trabalho devem estar de acordo com a sua publicação, inclusive o orientador. O TCC não pode estar publicado em outra revista e todos os autores devem estar cadastrados.

  • Estou ciente que: após a submissão do artigo e a inclusão dos coautores, fica proibido o acréscimo de mais nomes de autores no artigo, visto que o material já foi aprovado e está em processo de editoração. Casos especiais serão tratados individualmente.

 

Diretrizes para Autores

 

Revista RCMOS

  1. Os artigos devem ser inéditos, não tendo sido publicado de forma impressa ou eletrônica. A comprovação de ineditismo é de responsabilidade do (s) autor (es);

  2. Serão aceitos artigos publicados em português, inglês, francês ou espanhol;

  3. Para a redação e apresentação do texto é necessário para sua adequação às normas da American Psychological Association (APA) ou da ABNT ou VANCOUVER (para o caso da área da saúde);

  4. Na primeira página do artigo deve conter o título do trabalho em português (centralizado e em negrito, letra maiúscula), em seguida o título em inglês e / ou espanhol, quando existir, em negrito e itálico, seguido pelo RESUMO (espaçamento de linha 1, 0), com no máximo 250 palavras, KEYWORDS (no mínimo três, recomendável no máximo seis) e RESUMO, KEYWORDS, que devem ser retiradas e encerradas por ponto e logo em seguida a introdução. Os tópicos devem estar em negrito e em letra maiúscula, alinhado à esquerda;

  5. Os artigos não devem conter a identificação do (s) autor (es). A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do artigo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, facilitando a revisão pelo sistema Blind Review que omite fazer revisor a autoria do trabalho, durante o processo de revisão;

  6. Os autores precisam apresentar claramente as ideias, incluindo a utilização de referências e referências. Os trabalhos devem seguir o formato do periódico e, em geral, são as seguintes partes: (i) introdução, que significa a importante da pesquisa (qual o tema do artigo, problematização, e qual o seu objetivo) e trata de sua individualidade; (ii) referencial teórico; (iii) metodologia ou métodos e técnicas de pesquisa; (iv) resultados e discussão; (v) Geração e recomendações; e (vi) referências bibliográficas revisadas;

  7. Formato dos Trabalhos: Word do Office 97 ou posterior, Configuração das páginas: Tamanho do papel: A4 (29,7cm x 21 cm), Margem superior: 3,0 cm, Margem inferior: 2,0 cm, Margem esquerda: 3, 0 cm, Margem direita: 2,0 cm;

  8. A configuração de textos deve seguir o padrão: Fonte Times, corpo 11 (para todo o manuscrito); Espaçamento entre caracteres, palavras e linhas: simples, para o RESUMO, RESUMO e / ou RESUMO quando houver e a partir da introdução espaçamento 1,5; Número de páginas sugeridas: mínimo de 13 (treze), máximo de 30 (trinta), incluindo referências, referências (bibliografia) e notas de rodapé de texto.  O artigo poderá apresentar mais ou menos páginas, dependendo da sua contribuição. O número de autores por artigo depende da pesquisa em questão. O sugerido é de no máximo 10 (dez), mas pode haver exceção. Favor consultar os editores. 

  9. O artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;

  10. O Editor pode aceitar ou não o artigo submetido para publicação, de acordo com a política editorial;

  11. O Editor pode ou não aceitar um artigo após ele ter sido avaliado pelo sistema duplo- cego, o qual garante anonimato e sigilo tanto do autor (ou autores) como dos pareceristas;

  12. O Editor pode sugerir mudanças do artigo tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA); ou ABNT; ou VANCOUVER (para o caso da área da saúde)

  13. O artigo aprovado para publicação será submetido à edição final e a revisão ortográfica e gramatical;

  14. O editor e / ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);

  15. Os comentários são feitos em formulários de avaliação padronizado, tendo espaço para comentários personalizados, os quais são encaminhados ao autor (es) em caso de aceite condicional, correções ou recusa;

  16. Os resumos devem estar em duas línguas, preferencialmente em espanhol e inglês;

 

Observações relevantes:

  1. Você poderá publicar seu artigo nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol e francês. Caso seu artigo esteja em outro idioma, favor entrar em contato com os editores responsáveis para que possamos verificar a possibilidade da publicação. 

  2. Os nomes dos autores devem ser completos, constando sempre na sua ordem correta, sem inversões, bem como o e-mail de cada um, pois não serão realizadas correções posteriormente.

1- Formato em WORD, submetido sem conter os nomes dos autores;

2- Deve-se utilizar Times, fonte 11, em formato A4 (página);

3- Para o RESUMO do artigo, espaço simples, com no máximo 250 palavras. Para o texto do artigo, espaço 1,5. O RESUMO precisa estar em português e inglês (ou espanhol);

4- Título do artigo em português, inglês e espanhol, deve estar em letras maiúsculas e em negrito;

6- O uso de imagens, tabelas e as ilustrações devem seguir o bom senso e preferencialmente o tamanho máximo do arquivo a ser submetido em torno de 10 MB (dez mega);

7- O Editor pode sugerir mudanças do artigo em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA), ou ABNT, VANCOUVER (para o caso da área da saúde);

8- Fazer uma correção ortográfica antes de submeter o artigo;

9- Se puder passar o artigo no CopySpider (é um software que verifica plágio), gratuito para baixar em: https://www.baixaki.com.br/busca?q=copyspider

Os nomes dos autores não devem ser preenchidos com letras em caixa alta.

 

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Publicações de resenhas de livros, entrevistas, congressos, capítulo de livros, palestras acadêmicas/científicas, relatos científicos e traduções. 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Esta categoria TCC da revista RCMOS traz a oportunidade do nosso leitor publicar seu trabalho de conclusão de curso: Graduação, Especialização, Pós-Graduação lato sensu e MBA, com DOI - Digital Object Identifier, o que trará um grande diferencial, junto a academia e ao mercado de trabalho. A formatação para publicação (normas para referências) é a mesma da ABNT e/ou VANCOUVER para a área da Saúde, adotada pela revista RCMOS, que também oferece suas Diretrizes para Autores. Portanto, o TCC, após sua exposição, terá uma maior visibilidade, podendo assim, contribuir com mais informações e conhecimentos científicos para nossos leitores de todo o país e no exterior.

Política de Plágio

O autor do manuscrito assume total responsabilidade pelo aporte ideológico e referencial conferido ao presente trabalho, isentando a revista de todo e qualquer reflexo acerca do presente artigo / trabalho que submeto a publicar. Se puder passar o artigo no CopySpider (é um software que verifica plágio), gratuito para baixar em: https://www.baixaki.com.br/busca?q=copyspider

Declaração de Direito Autoral

Das definições;

a) “OBRA” - significa material literário de autoria intelectual dos respectivos autores, como artigo / resenha / TCC / traduções / imagens / vídeo / entrevistas / outros, cujos direitos de comercialização (disponibilização de acesso e consulta), pertencem ao AUTOR, bem como todas e quaisquer atualizações ou novas edições de obras já́ existentes.

b) “CONTEÚDO DIGITAL” - significa o conjunto de todas as OBRAS, disponibilizadas pelo autor e coautores à Revista RCMOS, em formato acessível para leitura por meio eletrônico, que pode ser acessada através de plataforma digital ou outra tecnologia disponível, e que serão disponibilizadas pelo AUTOR à Revista RCMOS.

Declara o autor ser o único e exclusivo titular dos direitos patrimoniais das obras que integram todo o conteúdo digital submetido na Revista RCMOS. Declara também possuir todos os direitos de comercialização, permissão de acesso temporário, reprodução (total ou parcial) do todo ou de partes, para fins de publicação. Concede a Revista RCMOS a permissão de acesso e/ou compartilhamento como conteúdo digital, semelhante ou assemelhado, em formato EPUB3, PDF ou qualquer outro tecnologicamente possível, para acesso por terceiros para qualquer finalidade com fins específico. Declara que em relação aos conteúdos respeitou e observou todos os direitos autorais patrimoniais, nos termos da Lei 9.610/98.

Ao submeter o Conteúdo Digital

Concede, ainda, o AUTOR à revista RCMOS uma licença exclusiva para:

O envio de qualquer CONTEÚDO DIGITAL, implica automaticamente na AUTORIZAÇÃO integral dos direitos autorais à Revista RCMOS, podendo publicar, exibir, dar acesso temporário a terceiro e distribuir os conteúdos em todo e qualquer território em que a Revista RCMOS exerça atividades bem como, os direitos de disponibilização de acessos e consulta, pertencem ao site da revista RCMOS, (local da plataforma de publicação/divulgação do acesso aos artigos). A RCMOS terá a liberdade/direito de indexar a revista em qualquer plataforma ou diretório de indexação, nacional ou internacional, sem precisar comunicar ou consultar seus articulistas.

O conjunto de todas as OBRAS (artigos, resenhas, TCCs, traduções, imagens, vídeos, entrevistas e outros), em formato físico ou digital, foram legalmente cedidas pelos articulistas quando da submissão dos seus trabalhos na plataforma da Revista RCMOS.

A presente AUTORIZAÇÃO aconteceu quando houve o cadastro e a submissão do artigo pelo autor ou autores, aceitando as condições de direitos autorais expostas pela Revista RCMOS, o que atende as normas nacionais e internacionais de divulgação de conteúdo digital.

DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Está explícito para todos os fins de direito e que se fizerem transferência, que assumo total responsabilidade pelo aporte ideológico e referencial conferido ao presente trabalho, isentando a Revista RCMOS de todo e qualquer reflexo acerca do presente artigo / trabalho que submeto a publicar. Estou ciente de que poderei responder, civil e criminalmente em caso de plágio comprovado da produção ou qualquer tema que enseja questões ideológica / política.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Copyright e Licenciamento

 

Os artigos/resenhas/TCCs publicados na Revista Científica Multidisciplinar o Saber- RCMOS são disponibilizados de forma instantânea e permanente a todos os leitores gratuitamente, como forma de tornar acessível as pesquisas a sociedade. Desta forma, a comunidade científica e o público em geral têm acesso gratuito, ilimitado e imediato aos conteúdos publicados nessa revista por meio da internet. 

A Revista RCMOS publica os artigos nos termos da Creative Commons Attribution License que permite que a obra seja usada, baixada, copiada, redistribuída, remixada, transformada e construída em qualquer meio sem restrições.

Os direitos autorais do conteúdo de acesso aberto são mantidos pelo (s) autor (es), sendo protegidos pelas leis brasileiras e internacionais, mas a obra publicada na revista, implica automaticamente a cessão integral dos direitos à Revista RCMOS. Assim como os direitos de comercialização (venda e disponibilização de acesso e consulta), pertencem à Revista RCMOS. A RCMOS tem a liberdade/direito de indexar a revista em qualquer plataforma ou diretório de indexação do mundo, sem precisar comunicar ou consultar seus articulistas. 

  • os autores apenas concedem a Revista RCMOS a licença para publicar, indexar, comercializar o artigo como o editor original;

  • os autores concedem a qualquer terceiro o direito de usar, compartilhar e adaptar livremente o artigo, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

DOI.webp