top of page

ARTIGO - Escola contemporânea: a importância da formação continuada

INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber. São Paulo – SP ISSN: 2675-9128. São Paulo, ano II, v.2, n. 1, jan-jun 2022.

313- jorge - rcmos
.pdf
Download PDF • 866KB
 

ESCOLA CONTEMPORÂNEA: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA

CONTEMPORARY SCHOOL: THE IMPORTANCE OF CONTINUING EDUCATION


Jorge Natalino da Silva[1]

Joelma Gonçalves de Souza


Submetido em: 08/06/2022

Aprovado em: 08/06/2022

Publicado em: 09/06/2022

v. 2, n. 1, jan-jun. 2022

DOI: 10.51473/rcmos.v2i1.313

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo a compreensão da importância da função da escola na formação social e, desta forma, necessita ser conhecida e analisada dentro da sociedade como ambiente de mudança. A contemporaneidade exige análises permanentes sobre a prática e as inúmeras mudanças nos sistemas social, cultural, político e econômico, essa imposição apresenta-se tanto como condição para acompanhar a evolução do conhecimento, como para redirecionar as ações docentes em busca do atendimento às novas demandas educacionais. Este artigo refere-se ao novo significado da educação e do conhecimento na contemporaneidade, aborda referenciais conceptuais, tomando-os como base para uma reflexão crítica acerca da formação continuada. Enfatiza a importância de uma concepção contemporânea que englobe, ao lado da dimensão científica, uma perspectiva sociocultural e formação de professores, através de uma abordagem interdisciplinar.

Palavras-chave: formação continuada; sociedade; formação de professores.


ABSTRACT

This study aims to understand the importance of the role of the school in social formation and, therefore, needs to be known and analyzed within society as an environment of change. The contemporaneity requires permanent analysis of the practice and the countless changes in the social, cultural, political and economic systems, this imposition presents itself both as a condition to accompany the evolution of knowledge, and to redirect the teaching actions in search of meeting the new demands educational. This article refers to the new meaning of education and knowledge in contemporary times, it addresses conceptual references, taking them as the basis for a critical reflection on continuing education. Emphasizes the importance of a contemporary conception that encompasses, alongside the scientific dimension, a sociocultural perspective and teacher training, through an interdisciplinary approach.

Keywords: continuing education; society; teacher training.

[1] Mestre e Doutor em Ciências de Educação pela Universidade Interamericana do Paraguai, Professor da Rede Municipal de Ensino –Rondônia.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page